300 famílias tiveram atendimento antecipado em
algumas regiões do país
Considerando o aumento do registro de casos de bebês
com microcefalia em algumas regiões do país, o Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) está atuando no sentido de realizar mutirões, principalmente nos
finais de semana, para antecipar esse atendimento. Em entrevista à AnaspsTV, a
diretora de benefícios, Cinara Wagner Fredo, falou sobre os requisitos
necessários para adquirir esse tipo de benefício e as ações que o órgão está
fazendo para priorizar o atendimento às mães.
Há um benefício específico para mães ou crianças que
possuem microcefalia? Quem tem direito ao benefício?
Não é um benefício específico pela microcefalia. O
benefício disponível é o benefício de prestação continuada, o chamado BPC. Ele
é destinado a qualquer pessoa deficiente, com uma deficiência intelectual,
motora e que cuja família, a renda per capta do grupo familiar não ultrapasse
um quarto do salário mínimo, que hoje é o valor de R$220.
Quais são os procedimentos para que as mães de bebês
com microcefalia consiga o benefício?
As mães de bebês com microcefalia devem agendar o
atendimento junto ao INSS pela central de atendimento 135. Os CRAS dos
municípios também estão atuando em parceria com o INSS orientando, acolhendo
essas famílias e prestando as orientações necessárias para esses grupos.
Qual o valor do benefício?
Esse benefício é no valor de um salário mínimo.
O INSS está fazendo alguma ação para priorizar esse
atendimento?
Considerando o registro de aumento de casos em
algumas regiões do país, o INSS está atuando no sentindo de realizar mutirões
principalmente nos finais de semana para antecipar esse atendimento. No final
de semana passado ocorreram mutirões em Salvador, Recife, São Luís e Fortaleza,
onde cerca de 300 famílias tiveram atendimento antecipado. A criança vai passar
além do atendimento administrativo, ela passa por uma avaliação social a
família, o grupo familiar passa por uma avaliação social e é realizada a
perícia médica. Daí a importância de quando agendado esse atendimento sempre
deixar um telefone de contato, para caso de possibilidade de antecipação de
atendimento, o INSS possa entrar em contato com as famílias.
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