sexta-feira, 15 de abril de 2016

Governo quer popularizar fundos de pensão setoriais

Na próxima segunda-feira (18), o governo vai divulgar as regras para os fundos de pensão setoriais, aqueles instituídos por entidades de classe, sindicatos, federações e confederações, sem a obrigatoriedade de contribuição por parte das empresas. O objetivo é popularizar o acesso das pessoas a esse tipo de poupança para a hora da aposentadoria.

As regras vão permitir que empresas de pequeno e médio porte se juntem e criem uma entidade com diferentes planos de benefícios. Não é necessário que a empresa exerça o papel de fiscalizador, como nos planos dos quais a companhia é patrocinadora, mas apenas de zelo pelo plano. Até mesmo microempreendedores individuais vão poder aderir a esse tipo de plano.

Para os participantes a vantagem é facilitar a mobilidade, uma vez que trocas de empregos são normalmente para outra empresa do mesmo ramo de atividade.

Segundo o presidente da Associação Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, José Ribeiro Pena Neto, as novas regras serão como "fermento" para estimular a criação dos fundos de pensão setoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário