segunda-feira, 18 de abril de 2016

Estudo aponta que nova regra da Previdência elevará gastos em R$ 23,7 bilhões

As mudanças nas regras da aposentadoria por tempo de contribuição vão agravar ainda mais as contas da Previdência Social, é o que aponta o estudo do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), prestes a ser publicado.

Segundo a pesquisa, a despesa com pagamentos de benefícios aumentará o equivalente a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 45 anos.  As despesas já começaram a subir, mas segundo calculam os técnicos do IPEA, o movimento deve ser sentido com mais força a partir de 2024.

Atualmente, os gastos com o regime previdenciário equivalem a 7,49% do PIB. Pelo fator previdenciário anterior, essa despesa em 2060 seria de 15,26% do PIB. Mas, com as novas regras, os gastos com os benefícios podem alcançar 15,65% do PIB em alguns anos. Assim, a partir de 2060, o governo terá uma despesa extra anual que, a valores do PIB de hoje, corresponde a R$ 23,7 bilhões.

O estudo destaca ainda, que a mudança tem potencial para aumentar a desigualdade de renda, sob o argumento de que quem se aposenta por tempo de contribuição recebe benefícios maiores ao se comparar com trabalhadores que se aposentam por idade, na cidade ou na área rural e, também aqueles que recebem benefício assistencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário