segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dependentes com 14 anos precisam ter CPF para declaração do IR


A partir desse ano, os contribuintes que desejam incluir seus dependentes na declaração do Imposto de Renda (IR) 2016, deverão registrá-los no Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso tenham completado 14 anos até 31 de dezembro de 2015.  O responsável pelo dependente que não tenha o documento precisa tirá-lo antes de entregar a declaração.

Embora a inscrição seja obrigatória para dependentes maiores de 14 anos, todas as pessoas sem restrição de idade, podem tirar o documento. O CPF pode ser obtido pela internet ou nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e dos Correios.

Pela internet o processo é rápido e simples. O interessado deve entrar no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) procurar a aba CPF e preencher os dados da ficha cadastral. Após realizar a inscrição, será gerado o número do CPF e do comprovante, que deve ser anotado pelo contribuinte.


Nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, é cobrada uma taxa de até R$ 7. Nesses locais é necessário apresentar um documento de identidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário