segunda-feira, 18 de abril de 2016

Pacientes com câncer têm direito a benefícios previdenciários

O trabalhador com câncer pode receber benefício previdenciário pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, para adquirir o benefício é necessário que o paciente solicite agendamento de perícia médica juntos ao INSS para a comprovação da doença.

Além dos documentos usuais (RG, CPF, Carteira de Trabalho), para o requerimento, o segurado deve apresentar cópia do laudo histopatológico (estudo microscópico de lesões orgânicas), atestado médico com diagnóstico expresso da doença - Código Internacional de Doenças (CID), e o estágio atual da doença contendo carimbo do médico com número do Conselho de Medicina. 

O segurado do INSS, pode ainda requisitar o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez caso necessite de assistência permanente de alguém, resgatar depósitos do FGTS e no PIS/Pasep, como também ter direito ao Benefício de Prestação Continuada de Assistância Social (BPC), instituído pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Para ter direito, o cidadão tem que comprovar não possuir meios de prover a própria manutenção ou tê-la provida pela família, e não requer contribuição para a Previdência Social. 


Para mais informações acesse: www.previdenciatotal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário