quarta-feira, 11 de maio de 2016

Relatório final do Fórum de Reforma da Previdência é entregue

Após dois meses de discussões, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) apresentou o relatório final dos debates sobre a reforma da Previdência.  

O objetivo do fórum foi debater, analisar e propor ações sobre a sustentabilidade do sistema, regras de acesso, idade mínima, tempo de contribuição, fator previdenciário entre outros temas.

Durante a apresentação do relatório, que abrange um modelo da atual situação da Previdência, como ainda, projeções e dados demográficos, o ministro Miguel Rossetto (MTPS) afirmou que “este é um relatório de alta qualidade e consistência e as informações contidas criam uma referência qualificada para um diagnóstico correto da agenda previdenciária no país”.

De acordo com as informações contidas no texto, a população idosa vai saltar de 22 milhões de pessoas com 60 anos ou mais (projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE para 2013) para cerca de 73,5 milhões em 2060.

O documento destaca ainda que o Brasil atravessa a fase final do bônus demográfico – que é um grande número de pessoas em idade ativa -, com previsão de encerramento por volta de 2024 devido à redução da taxa de fecundidade e o aumento da expectativa de vida, destacando que o resultado previdenciário será duplamente pressionado, onde haverá mais beneficiários da previdência e menos contribuintes.

Em relação a diferença de idade entre homens e mulheres, essa foi justificada pelas condições desfavoráveis enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho e pela dupla jornada que realizam, como a quantidade de horas dedicadas aos afazeres domésticos e ao cuidado com os filhos. A diferença de idade entre os gêneros se encontra no topo da experiência internacional. O relatório traz um raio X do modelo atual da Previdência 
Social brasileira, no entanto, não sugere mudanças no sistema.

A maioria dos encontros do fórum aconteceu em Brasília e reuniu representantes do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Fazenda e Planejamento, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) representando os trabalhadores, como ainda a CNI, CNA, CNS, CNT, CNTur, CNC e CNF representando o setor empresarial.

Para mais informações sobre o relatório acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário