quinta-feira, 12 de maio de 2016

Anasps e Cobap firmam posicionamento contra a extinção do Ministério da Previdência Social

Após o anúncio do afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República, e a sua consequente substituição por Michel Temer – que tem dito a seus articuladores que vai extinguir o Ministério da Previdência, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) convocou uma reunião com assessores, juristas e também com a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) para traçar metas e evitar que o novo governo decrete a morte da Previdência. Se publicado o Ato pela Presidência da República, medidas serão adotadas.

“Não há nenhum lugar no mundo em que a Previdência é vinculada à Fazenda”, argumentou o vice-presidente da Anasps, Paulo César Régis de Souza. O temor da diretoria da entidade é que a Previdência Social, que é a maior distribuidora de renda de todo o país, passe a ter um papel coadjuvante no Ministério da Fazenda, como sugere a possível nova equipe econômica – que deve ser nomeada nas próximas horas.

E para evitar que o ato seja concretizado, os representantes das entidades de classe já se movimentam e estudam estratégias jurídicas para impedir que a Previdência passe do status de Ministério para virar um departamento. “O Ministério tem que ser mantido. Precisamos com urgência pensar em um enfrentamento jurídico”, esclareceu o presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa. Segundo o presidente, a associação vai utilizar instrumentos jurídicos em todas as Unidades da Federação, e ainda realizar um manifesto envolvendo todos os representantes dos servidores, aposentados e pensionistas de todo o Brasil.

Uma parceria muito importante para o desenvolvimento desse processo já foi firmada: a Cobap estará junto com a Anasps em toda essa mobilização. “Estamos com a Anasps e nos colocamos na linha de frente para preservar a Previdência”, ressaltou o Luiz Adalberto da Silva, diretor da confederação. Ele destacou ainda que os representantes dos aposentados e pensionistas, que contam com mais de 1 milhão de associados, estão “prontos e preparados para iniciar a luta”.

Essa foi a primeira reunião da parceria Anasps/Cobap para o enfrentamento com o Governo Federal para manter o Ministério da Previdência Social. Está previsto para a próxima semana mais um encontro com a finalidade de firmar posição e informar aos novos representantes do governo que a Previdência não vai morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário