quarta-feira, 6 de abril de 2016

Raio X da população penitenciária feminina

Foi apresentado pela Comissão Permanente Mista de Combate a Violência Contra a Mulher (CMCVM), o primeiro relatório nacional sobre a população penitenciária feminina. Na ocasião, questões como violência contra a mulher e as péssimas condições de higiene nas penitenciárias foram debatidas.  

O relatório apresentado mostra a evolução do número de mulheres presas por Estado e a taxa de encarceramento feminino por grupo de 100 mil habitantes. A análise foi realizada no período 2000 a 2014. O relatório detectou que em comparação aos outros países o Brasil é o único que têm um crescimento constante da população penitenciária, tendo passado de 5.601 para 37.380 mulheres presas. Para que o documento fosse construído quatro quesitos foram estudados, sendo eles cor, faixa etária, estado civil e escolaridade.

Durante o encontro, foi realizado um debate sobre as condições precárias de higiene que essas mulheres são submetidas. Um dos pontos principais foi a conscientização de que as detentas devem receber uma atenção especial do Estado, visto que muitas são abandonadas pela própria família.

A senadora Erika Kokai (PT-DF), convidada da comissão, disse que: “Quando são presas essas mulheres perdem a sua identidade e a sua situação quanto mulher é desrespeitada diante das péssimas condições em que vivem”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário