quarta-feira, 20 de abril de 2016

Presidente da Anasps Alexandre Barreto Lisboa fala sobre a importância dos colaboradores

Como fazer para que o desempenho da entidade chegue em todos os lugares do país como vocês propõe?
O problema de você conseguir atingir todas as partes do país é algo que todo mundo, todo governante, todo administrador se depara com o nosso país. Nós somos um país de dimensão continental, com uma capilaridade muito extensa, nós temos mais de 5 mil municípios e nós temos a presença do servidor em todas as partes do país. Então, é necessário que todos os servidores sejam atingidos pelas ações praticadas pela associação, que todas as informações, todo o benefício ou anseios sejam levados e trazidos desses lugares e dessa maneira há um estudo constante da nossa parte para que a gente tente de alguma maneira atingi-lo, seja por meio das novas tecnologias, hoje em dia a informação está muito disseminada através da internet, isso aí diminui os espaços. Nós temos vários informativos que são enviados via correio para eles, só que fica faltando o calor humano. O elemento humano entendemos como o fundamental. De um tempo já um pouco extenso nós começamos alguns projetos chamado colaborador. O que significa o colaborador? Seria aquele servidor abnegado, interessado na causa pública, interessado em disseminar informações, que tenha, além da capacidade de passar conhecimento, gosta também de interagir com o ser humano. Ele funciona como um elo direto com o nosso diretor estadual, hoje em alguns estados já está sendo implementado em cada agência que houver voluntário um servidor se coloca como colaborador da Anasps, esse servidor além das informações que todos os associados recebem, ele também vai integrar de maneira mais amiúde como um pequeno conselho do Estado, na qual os problemas dos estados são conversados entre eles. Existem singularidades, existem semelhanças entre o que é feito naquele Estado porque a administração é a mesma. Essa troca de ideias, essa capacidade de levar a informação para cada polo que a Previdência tenha tem facilitado muito, a informação tem chegado, as reclamações estão sendo atendidas de maneira mais fácil.

Qual a importância desses colaboradores para a Anasps?
Fundamental. Porque uma diretoria em uma capital você não tem um mapeamento, um registro fiel do que acontece no Estado. Normalmente a capital seria onde se tem mais recursos, onde a administração estadual funciona, apesar de toda a dificuldade que toda unidade da Previdência tem só temos que entender que a capital vai ser sempre a que tem menos. Então aquele servidor que trabalha naquela pequena agenciazinha lá no interior eu quero saber o que ele está sentindo, eu quero saber como é que eu interajo com ele. Eu preciso que ele tenha satisfação, eu preciso saber se o médico dele está sendo suficiente e se não houver um elemento de ligação além do diretor e mais pessoas colaborando com isso fica muito difícil de você atender.

Como é feito o trabalho com esses colaboradores e como qualificá-los melhor para que eles entendam também o processo da entidade?
Bem, esse processo é feito através de visita nas agencias na qual é apresentado o projeto colaborador, na qual é pedido que as pessoas se voluntariem para esse trabalho. Identificamos as pessoas que querem, não existe nenhum requisito prévio, existe a boa vontade. Esses servidores participam de reuniões na sede estadual da associação, na qual os diretores, junto com os vice-presidentes e a direção central, se reúnem mais vezes para prepará-lo para ter uma atuação como dirigente.

Então, como atrelar essa realidade de cada região as questões que a Anasps luta? Como fazer essa equação?
Esse equilíbrio acontece justamente dessa maneira. Quando você tem um servidor em uma pequena região, em uma microrregião, na qual ele tem todos os direitos do servidor de qualquer parte do país, os deveres também seriam mais ou menos os mesmos, só que ele convive, ele é o elemento direto, ele é a ponta da lança da instrução. Então, ele tem que conviver e morar. Então primeiro ele tem que passar a realidade das suas condições de moradia e trabalho, ele tem que ter uma saúde funcionando, então ele vai me passar a realidade se os planos de saúde contratos por seu empregador - no caso a Previdência Social - se existem agentes credenciados perto. Ele vai nos apresentar se a realidade dele de condições de trabalho atende, se ele está recebendo os benefícios devidos de insalubridade, de periculosidade. Se na agência falta alguma coisa, se falta pessoal, etc. Eu tenho uma realidade apresentada não através de um relatório frio, eu tenho a realidade apresentada por ele, então dentro de uma política de integração nacional que os problemas são mais ou menos semelhantes eu posso reivindicar de uma maneira mais pontual de acordo com cada região.

Quais as principais mensagens que o senhor poderia passar para os servidores associados da Anasps e também para os colaboradores que fazem esse trabalho?
Olha, parece uma coisa meio piegas, mas aquela história da união faz a força é muito importante. Se o servidor entendesse a força que ele tem pela união, pelo corpo, pelo grupo - porque nós temos um grupo de servidores praticando uma das melhores políticas públicas da nação, que é você dar condição de vida e proteger nas incertezas do ser humano. Nós temos a população dependendo muito de nós e para atender essa população nós também temos que ter a satisfação pessoal. Se o servidor se integrar dessa maneira, como de fato a grande maioria se integra, se o servidor trocar informações, como de fato a grande maioria, isso cresce mais porque faz efeito. Dessa maneira, você tem condição de ajudar a associação a se ajudar. Nós temos condição de mostrar: olha, nós temos representatividade porque na hora que você vai fazer uma reivindicação, seja no Congresso Nacional, seja no Poder Executivo ou no Poder Judiciário, eu tenho um relatório na qual não são dados que eu peguei da internet, mas algo feito pelos meus colaboradores e pelos meus associados. Isso eu não digo que tenha que ter nomes, que tenha que apontar o autor, mas eu vou ter a realidade de uma maneira tão bem explicada que o valor desse documento ficaria muito mais forte e isso facilitaria muito nas reivindicações, como de fato vem acontecendo nos Estados que já fazem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário