terça-feira, 26 de abril de 2016

CPF é obrigatório no atendimento do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determina, por meio da Resolução nº438/2014, a apresentação do número do CPF para todos os tipos de atendimento nas unidades do instituto, desde uma simples orientação até a análise e concessão de benefícios.

O objetivo do órgão é oferecer mais segurança na prestação de serviços que são concedidos pelo instituto.

Para o INSS essa determinação contribui para a correta identificação dos cidadãos, previne fraudes contra a Previdência Social, além de agilizar o processo de atendimento. O número do CPF deverá ainda ser informado no momento em que o cidadão liga para o telefone 135 para fazer o agendamento de algum serviço.

Além do CPF, outros documentos oficiais também devem ser apresentados para quem busca atendimento no INSS, como RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte. A documentação deve ainda estar dentro do prazo de validade e conter fotografia para reconhecimento do requerente.

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