O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante um adicional de 25%
na aposentadoria de segurados que necessitam de cuidado permanente de outra
pessoa para ajudar nas tarefas do dia a dia, é o chamado Auxílio Acompanhante.
O INSS estabelece, porém, que só pode solicitar o benefício o segurado que se
aposenta por invalidez.
Para receber o auxílio é preciso escrever uma carta ao INSS esclarecendo
a necessidade de adquirir o adicional. Na carta, o aposentado deve informar o
número do benefício e o nome completo, apresentar cópias autenticadas da carta
de concessão do benefício, RG, procuração (se o aposentado tiver um
representante legal), além do laudo médico detalhado quanto à doença e as
dificuldades em executar as atividades.
Após realizar esse procedimento a carta com o pedido deve ser
protocolada em um dos postos do INSS. Vale lembrar que o benefício só é
liberado depois que a perícia constatar a necessidade do auxílio. O tempo médio
para o início do pagamento é de 60 dias e retroativo à data de entrega do
pedido.
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